---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Canoinhas tem novo caso suspeito para Covid-19

Publicado em 02/04/2020 às 20:18 - Atualizado em 02/04/2020 às 20:18


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

A Secretaria de Saúde do Governo de Canoinhas informa que o município possui mais um caso suspeito para o novo coronavírus. A coleta de material para análise laboratorial foi realizada nesta quinta-feira, 2. A mulher de 86 anos está internada no Hospital Santa Cruz.

 

 

A secretária Kátia Oliskowski alerta que, além deste internamento, subiu o número de casos monitorados no município. “Subiu de ontem para hoje, de 23 para 32, os pacientes que estão em isolamento domiciliar e monitorados pela Secretaria de Saúde de Canoinhas”, informa.

 

 

Subiu também em Santa Catarina as mortes em decorrência da doença. Santa Catarina tem 281 casos confirmados de infecção por coronavírus e cinco mortes causadas pela Covid-19. O número foi informado pela Secretaria de Estado da Saúde no fim da tarde desta quinta-feira, 2.

 

 

As três novas mortes confirmadas são de uma idosa de 87 anos que estava internada em um hospital particular de São José, um homem de 73 anos morador de Criciúma e uma mulher de 66 anos do município de Antônio Carlos, que estava internada no Hospital Municipal de Biguaçu.

 

 

O morador de Criciúma teve a infecção por coronavírus confirmada no segundo teste. O primeiro, realizado pelo Lacen em uma coleta feita sete dias após o início dos sintomas, por meio de swab combinado (nasal/oral) deu negativo. O segundo, executado pelo Laboratório Hermes Pardini, analisou coleta de secreção traqueal feita 11 dias após o início dos sintomas e apresentou resutado positivo para o novo coronavírus. Os dois laboratórios utilizaram o mesmo método (RT-PCR). Estudos recentes têm demonstrado que a sensibilidade do método pode variar a depender da amostra clínica utilizada (secreção nasal, secreção traqueal, lavado broncoalveolar) e também do tempo decorrido entre o início dos sintomas e a coleta do material.

 

 

O número de casos confirmados nesta quinta representa um aumento de 13,8% em relação ao dia anterior. Três novos municípios entraram na lista de cidades com casos confirmados: Biguaçu, Joaçaba e Paulo Lopes.

 

 

“É por isso que seguimos em vigilância e pedindo para que as pessoas permaneçam em isolamento social. Também é fundamental o distanciamento entre as pessoas, que deve preferencialmente ser de dois metros entre uma pessoa e outra”, lembra a secretária.

 

Os casos oficialmente detectados de Covid-19 passam de um milhão no mundo. Mais de 51,7 mil pessoas morreram por causa da doença. É como se quase toda a população de Canoinhas fosse exterminada pelo novo coronavírus.