Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Detracan
Canoinhense pode pagar multa de trânsito com 40% de desconto

Publicado em 05/01/2022 às 13:52 - Atualizado em 05/01/2022 às 13:52


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

Agora ficou muito fácil consultar suas infrações de trânsito e pagá-las com até 40% de desconto usando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

 

O Município de Canoinhas, por meio do Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) do Senatran para notificações e pagamentos de suas multas de trânsito com 40% de desconto, sendo que atualmente o valor do desconto sem a adesão ao SNE é de apenas 20%.

 

Para ter acesso ao serviço é necessário baixar o aplicativo disponível para Android e iOS nas lojas virtuais, ou via Web, preencher os dados pessoais para efetuar o cadastro e realizar a adesão ao SNE.

Empresas também têm acesso a essa facilidade utilizando o acesso Web (através do cadastro do CPF do colaborador da empresa), tendo os mesmos benefícios da notificação e desconto de até 40% no pagamento.

 

O novo desconto será concedido para infrações trânsito cometidas a partir de 01/09/2021, somente nos casos em que o proprietário do veículo já tenha aderido ao Sistema de Notificação Eletrônica – SNE antes da data de cometimento da infração de trânsito.

Optando por essa nova ferramenta, você ainda conta com outros benefícios como:

  • Facilidade de pagamento
  • Comodidade no acesso e no acompanhamento das notificações de infrações de trânsito
  • Acompanhamento do status das infrações de trânsito

Por ter uma abrangência nacional, o cidadão canoinhense cadastrado poderá se beneficiar da mesma solução para infrações de trânsito de competência de outros órgãos de trânsito, desde que tenham aderido ao sistema.

Consulte aqui quais são os órgãos com adesão ao SNE

Adesão pelo cidadão

Pelo Sistema de Notificação Eletrônica, o cidadão vai clicar no MENU “PREFERÊNCIAS”, a partir do qual terá a ciência da adesão de todos os veículos de sua propriedade. Optando pelo sistema on-line, o proprietário não receberá mais as notificações das infrações impressas e por via postal.

Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o cidadão acessa o menu (3 tracinhos) e vai clicar em "Preferências".

O proprietário do veículo informado passará a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais e municipais. Em seguida, poderá visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento, com a possibilidade de pagar a infração com até 40% de desconto. O desconto depende da fase em que se encontra o auto de infração.

Ao realizar o cancelamento da adesão do veículo, o proprietário voltará a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidade para o veículo informado, via postal.

Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, além dos serviços de notificações eletrônicas, também oferece:

  • CNH Digital
  • CRLV Digital
  • Compartilhamento do CRLV com outros usuários do veículo
  • Aviso de recall para o seu veículo
  • Indicação do condutor principal do veículo
  • Documentos digitais de registro e licenciamento do veículo

 

Resumo:

Com o cadastro efetuado, passará a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais e municipais, de responsabilidade de órgãos autuadores optantes pelo SNE.

O proprietário poderá visualizar os detalhes de cada infração e optar por reconhecer que cometeu a infração.

Após o reconhecimento da infração, o condutor poderá solicitar o desconto de 40%, até a data-limite para o pagamento da multa.

O condutor precisará solicitar o desconto toda vez que houver nova notificação de penalidade para seus veículos e precisará consentir em não apresentar recursos.

Após sua solicitação, haverá análise do órgão autuador. Se forem respeitados os requisitos exigidos (solicitação em prazo válido, adesão ativa na SNE e inexistência de recurso), o desconto é concedido.

Depois de concedido o desconto, o boleto para pagamento poderá ser liberado pelo órgão autuador em até 72 horas.