• ?

Campanha de vacinação para gripe encerra dia 31 de maio

Publicado em 16/05/2019 às 14:13 - Atualizado em 16/05/2019 às 14:13

Sábado, dia 18, é dia especial para a prevenção na localidade de Felipe Schmidt. A Unidade Básica de Saúde (UBS) estará aberta das 8h às 17h. É o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a influenza. Haverá vacina para febre amarela também.

Neste ano não houve confirmação de caso de influenza em Canoinhas, porém, com o início do frio a tendência é de início dos casos suspeitos. Além de causar aqueles sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo —, ela está por trás de complicações como pneumonia e infarto.

Quem pode tomar a vacina?

• Crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias): todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2018, devem receber apenas uma dose em 2019.

• Gestantes: em qualquer idade gestacional.

• Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto.

• Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência compromete o funcionamento desses.

• Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas.

• Povos indígenas.

• Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade.

• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos), conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

• População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional: o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos), conforme Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.

• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

• · Policiais Civis e Militares

• · Bombeiros

• · Forças armadas (membros ativos)