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Cadastro Único para Programas Sociais

Serviço recomendado para

O que é?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda mensal total de até três salários mínimos. As famílias com renda superior ao estabelecido podem ser cadastradas desde que inseridas em algum programa social de esfera municipal, estadual ou federal. É obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como: • Programa Bolsa Família; • PRONATEC; • Tarifa Social da Energia Elétrica; • Telefone Popular; • Carteira do Idoso; • Programa Cisternas; • Benefício de Prestação Continuada – BPC; • PETI; • Projovem Adolescente; • Isenção de taxa de inscrição para concursos públicos; • Programa Minha Casa Minha Vida; • Santa Renda; • Segurança Alimentar e Nutricional; • Contribuição do INSS para dona(o) de casa; • Carta Social; • Programas Complementares O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.(MDS, 2014)
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Como solicitar?

Presencialmente
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Família
Rua 3 de maio, 142, Centro, CEP 89.460-000

Documentações Exigidas

Documento Apresentação Via(s)

Identidade

Original 1

CPF

Original 1

Título de Eleitor

Original 1

Certidão de Nascimento ou Casamento

Original 1

Certidão de Óbito (se houver falecimento de algum membro da família que esteja no cadastro)

Original 1

talão de luz do mês

Original 1

carteira de trabalho (mesmo que não esteja assinada)

Original 1

comprovantes de rendimentos como folha de pagamento

Original 1

recibo pelo trabalho

Original 1

recibo do Benefício do INSS

Original 1

folhas do seguro desemprego

Original 1

atestado de frequência escolar

Original 1

Contrato do Imóvel (locação, COHAB, Prefeitura, etc)

Original 1

Outras exigências

  • Se for agricultor ou autônomo: incluir o Bloco de Produtor ou Relatório Analítico e Contra-Notas de Venda (últimos 12 meses), comprovante de gastos com a atividade agrícola (últimos 12 meses)

Passo a Passo

1

Levar documentos à SEMAS e realizar o cadastro.

É importante saber

  • Oferece atendimento presencial
  • Exige apresentação de documentos

Órgão / Entidade responsável

Secretaria de Assistência Social - SEMAS

Rua 3 de maio, 142 - Centro
(47) 3621-7771 - Principal
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Atendimento preferencial

Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo

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  • Portadores de deficiência física
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo